4 Truques Infalíveis para Limpar a parede

As paredes da casa são um dos principais componentes de qualquer ambiente. Mantê-las limpas, especialmente em casas com crianças e animais, não é uma tarefa fácil, 4 Truques Infalíveis para Limpar a parede. Se você sofre com este problema, saiba que é preciso limpar regularmente as paredes, mas se ocorrer alguma sujeira difícil, é possível limpar ou amenizar o problema sem manchar a pintura. Veja essas dicas caseiras e esqueça as paredes sujas!

Dicas para Evitar Sujeira nas Paredes
Antes de aprender a limpar, você precisa entender como evitar as manchas mais comuns. Existem algumas ações que podem ser feitas e que darão maior durabilidade para a pintura e poupará o seu trabalho de limpar as paredes:

Evite a umidade – 4 Truques Infalíveis para Limpar a parede


Se você mora em um lugar úmido, ente arejar o ambiente sempre que puder, pois as gotas de água presentes no ar ajudam a fazer a sujeira “grudar”.

Além disso, pode ficar mofado que irá acabar definitivamente com a pintura, enchendo a parede de manchas e até causando estufamento:

Caso a parede esteja próxima a lugares naturalmente úmidos ou perto de fontes de água, pinte a parede com tintas plásticas e próprias para aguentar a umidade, ou avalie a possibilidade de revestir a parede com azulejos próprios para esse tipo de ambiente.

Crie ambientes amigáveis para as crianças
Se os seus filhos estão com o costume de riscar as paredes, há algumas opções para deixá-los exercitar a criatividade sem acabar com as paredes da casa:

Papel contact – 4 Truques Infalíveis para Limpar a parede


Faça um revestimento com papel contact próprio para desenho em uma área da casa, de preferência algum corredor ou ambiente próximo de onde as crianças brincam. Elas poderão rabiscar à vontade e você precisará apenas de um pano úmido para limpar depois. Existe também papel contact com textura de lousa, para as crianças riscarem com giz.

Tintas Próprias para Rabiscar
Existem tintas fabricadas especialmente para esse fim. Elas normalmente tem aspecto plástico, e aguentam os riscos de canetinha e lápis sem torná-los permanentes. Basta um pano e a parede estará nova.

Agora, vamos ao que interessa: os truques e receitinhas para limpar a parede sem danificar a pintura!

Truque 1 – Água morna e detergente


Misture algumas gotas de detergente neutro e incolor na água morna e esfregue levemente com um pano no local sujo. É importante não esfregar demais, pois algumas tintas podem sair (verifique se está soltando tinta no pano).

A medida ideal é algumas gotas de detergente diretamente no pano umedecido com a água morna.

Essa mistura remove pequenas sujeiras e também marcas de gordura – neste caso, use um pouco mais de detergente e deixe a mistura agir por algum tempo na parede.

Truque 2 – Vinagre Branco


Se o detergente não resolver, misture em um recipiente quantidades iguais de água morna e vinagre branco. Além de facilitar a limpeza, o vinagre também remove manchas mofadas. Use um pano macio para umedecer com esta mistura e esfregue levemente na parede.

Veja também: Vinagre na Limpeza? Veja 3 MENTIRAS que te contaram!

Para manchas mofadas, deixe esta mistura agir um pouco na parece e molhe um pouco mais o pano. Reaplique quantas vezes for necessário.

Truque 3 – Borracha branca


Para manchas de lápis e canetinha, e até mesmo riscos pequenos causados por móveis, experimente “apagar” a mancha com uma borracha. Muitos riscos sairão facilmente com esse truque.

Truque 4 – Álcool ou Acetona


Esse truque vale para as manchas mais difíceis. Use pequenas quantidades de álcool ou acetona em um pano branco e esfregue na sujeira.

Detalhe: teste em uma área pequena primeiro, para ver se não vai manchar a parede. Você também pode testar usar um solvente próprio para remover manchas. Mas cuidado! Faça sempre um teste em uma área pequena e escondida, pois algumas tintas saem facilmente com estes produtos.

Conclusão


Evitar as manchas é melhor do que descobrir como removê-las. As dicas deste artigo servem para remover a maior parte das sujeiras comuns. Porém, se a área suja é muito grande, considere passar uma mão de tinta na parede. Hoje em dia existem muitas tintas que secam rapidamente e não deixam cheiro, além de serem fáceis de aplicar. Veja as opções em uma loja especializada.

Em todos os casos, as orientações mais importantes são: limpar o quanto antes e evitar grandes quantidades de água. Além disso, também evite esfregar demais ou usar solventes em áreas grandes sem testar primeiro.

Com essas dicas, suas paredes estarão sempre com aspecto de novas! Deixe aqui seu comentário sobre o artigo, e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.

Veja também

Como Plantar e Cuidar de Alecrim: Guia Completo

Como Plantar e Cuidar de Alecrim: Guia Completo

O alecrim pode ser plantado em vasos ou no solo. É importante deixá-lo exposto ao sol, portanto você pode deixá-lo em uma janela, sacada, varanda ou em um local iluminado do seu quintal, Como Plantar e Cuidar de Alecrim: Guia Completo

O alecrim é uma planta de crescimento lento, portanto não recomendo fazer o cultivo desde a semente. Opte por mudas ou vasos vendidos nas floriculturas.

O alecrim também se reproduz se você cortar um talo na diagonal(de aproximadamente 10 cm), deixe-o descansar por três dias e em seguida plante na terra úmida. Em algumas semanas as raízes se formarão e você irá reproduzir a planta.

Como Plantar e Cuidar de Alecrim: Guia Completo

Solo:


O alecrim gosta de solo bem drenado. Então use vasos com rochas no fundo e com furos, sem pratinhos. O excesso de água pode matar a planta.

Sol:


O alecrim precisa de aproximadamente seis a oito horas de sol por dia. De preferência, deixe-o exposto ao sol da manhã, que é mais fraco e evitará a queima das folhas.

Água:


O alecrim é bem tolerante a secas. Deixe solo secar completamente antes de regar, para garantir que as raízes não irão apodrecer.

Vasos e interação com outras plantas:
O alecrim cresce bem em vasos. Mude-o para um vaso maior se sentir que a planta está grande demais, ou faça uma poda.

O alecrim gosta de solos mais secos, então o recomendado é cultivá-lo junto com outras plantas similares como o tomilho e a sálvia.

Como Colher o Alecrim

Você pode colher o alecrim sempre que precisar. Não retire as folhas, e sim corte os galhos em um corte diagonal com uma tesoura afiada. A planta irá se recuperar rapidamente e crescer mais galhos.

A única recomendação é não cortar o galho inteiro desde a base.

Você pode secar o alecrim deixando os galhos cortados no sol, ou conservá-lo no azeite ou óleo.

Conclusão


O alecrim é uma erva fácil de cuidar e que cresce muito bem no clima brasileiro. A causa mais comum de morte dessa planta é o excesso de água, então tome cuidado com as regas.

Fora isso, plantar alecrim em casa é uma ótima ideia pois a planta é aromática e tem vários usos na cozinha. Experimente adicionar alecrim nas batatas e no frango: ficará delicioso!3

Gostou dessa receita entre em nosso grupo grátis para mais receitas

Veja também 10 dicas para sua casa

Deixe um comentário