Receita deliciosa, super cremosa e fácil de fazer.
É provável que essa canjica com paçoca seja a minha receita favorita. Isso porque eu simplesmente amo o toque que a paçoca dá à canjica. Por aqui, certamente essa é a primeira receita que pensamos na hora de preparar o doce.
Ingredientes
- 300 g do milho de canjica;
- 600 ml de leite;
- 1 lata de leite condensado;
- 3 paçocas aproximadamente.
Modo de Preparo
- Comece deixando o seu milho de molho por no mínimo 8h. Após esse tempo descarte a água e lave seus grãos;
- Logo após, leve o milho para cozinhar em 2 litros de água na panela de pressão por aproximadamente 30 min ou até que estejam bem macios;
- Em seguida, adicione o leite ao milho já cozido. Quando começar a ferver, adicione o leite condensado;
- Por fim, em fogo bem baixo, deixe o creme engrossar bem e só então adicione as paçocas trituradas.
Dicas para fazer a canjica perfeita
Para começar é muito importante deixar seu milho de molho. Eu particularmente gosto de deixar por no mínimo 8h. Dessa maneira fica muito mais fácil cozinhá-la. Mas não esqueça, descarte completamente a água que você usou para deixar de molho;
A panela de pressão te ajuda a preparar de forma mais rápida. Mas, inegavelmente, também é possível fazer em uma panela normal. Porém, pode ser que você precise de mais tempo para que seus grãos fiquem bem macios;
O leite condensado adoça e traz textura. Porém, caso você prefira, pode adicionar açúcar também e eliminar esse ingrediente. Dessa maneira, você pode ir dosando no seu gosto. Porém, pode ser que você precise de um pouco mais de tempo para deixar na textura;
A quantidade de paçoca é você quem decide. Afinal, você tem que deixar a receita do jeitinho que você gosta! De qualquer forma, no passo a passo eu faço uma sugestão de quantidade;
Guarde e vá comendo com calma. Com toda a certeza, você pode ir comendo a sua canjica aos poucos. Minha sugestão é esquentar somente a quantidade que você vai consumir por vez. Caso o caldo tenha engrossado muito, você pode incluir um pouco de água;
Cuidado na hora de esquentar no microondas. Inegavelmente é a forma mais prática de esquentar sua canjica. Mas eu te aconselho a usar um pote com tampa, já que os milhos tendem a estourar.
Veja também:
Bolo gelado de coco
Quem foi criança teve festinha na escola – e com direito a bolo gelado de coco embrulhado no papel-alumínio! O famoso “toalha felpuda” ganha nome de adulto e técnicas de profissional. Mas no sabor de infância ninguém mexe!
Ingredientes
- 5 ovos em temperatura ambiente
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- Uma colher (chá) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de leite integral
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira (ou refratário) retangular de 33 cm x 22 cm e polvilhe com farinha de trigo; chacoalhe bem para cobrir o fundo e laterais e bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha.
- Numa tigela misture a farinha com o fermento. Reserve.
- Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela. Bata as claras até o ponto de neve. Diminua a velocidade da batedeira, junte as gemas uma a uma, batendo a cada adição para incorporar. Por último, junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater, para misturar bem.
- Desencaixe a tigela da batedeira, adicione ⅓ da farinha passando por uma peneira e misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, para preservar o ar na massa. Regue com a metade do leite e misture para incorporar, sempre com movimentos leves. Repita o procedimento, juntando mais ⅓ da farinha, depois a outra metade do leite, e termine com o restante da farinha – assim fica mais fácil de incorporar os ingredientes e evita que você mexa excessivamente a massa.
- Transfira a massa para a assadeira, nivele com uma espátula e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Para conferir se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, está pronto; caso contrário, deixe assar mais alguns minutos.
Para a calda finalização
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- ¾ de xícara (chá) de leite de coco caseiro, cerca de 200ml
- 1 ¾ de xícara (chá) de leite
- 1 ½ xícara (chá) de coco ralado seco
Modo de preparo
- Numa tigela misture bem o leite condensado com o leite e o leite de coco.
- Mantenha o bolo na assadeira e, com um garfo, faça furos por todo a superfície – assim a calda penetra melhor no bolo e ele fica bem úmido. Regue a calda sobre o bolo ainda morno e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir para o bolo absorver bem a calda e firmar (se preferir, deixe de um dia para o outro na geladeira).
- Para embalar as fatias: corte 12 retângulos de papel alumínio de 15 cm x 20 cm. Num prato fundo coloque o coco ralado. Retire o bolo da geladeira e corte, ainda na assadeira, em 12 pedaços.
- Com uma espátula de bolo, retire uma fatia de bolo de cada vez e passe pelo coco ralado, pressionando delicadamente para cobrir bem todos os lados e embale no papel alumínio. Mantenha os bolos na geladeira até a hora de servir. Para deixar o bolo gelado de coco ainda mais especial, sirva num prato com uma colherada de beijinho.
Se você gostou sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.
Gostou dessa receita? Confira outras receitas de Mandioca assada com molho verde de coentro
Além de gostoso, fica muito bonito.