Com esta massa, até pastel de vento fica inesquecível. O segredo para ficar crocante e bem pururuca é a cachaça. Dá para abrir no rolo ou na máquina de cilindro e depois é só caprichar no recheio, esta massa de pastel caseira fica maravilhosa.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
¼ de xícara (chá) de água
1 ½ colher (sopa) de óleo
2 ½ colheres (sopa) de cachaça
1 colher (chá) de sal
farinha de trigo a gosto para polvilhar a bancada
Modo de preparo
Numa tigela grande misture a farinha de trigo com o sal. Numa tigela pequena, quebre o ovo e bata com o garfo para misturar a clara com a gema.
Abra um buraco no centro da farinha e junte o ovo, a água, o óleo e a cachaça. Com um garfo, comece misturando os ingredientes líquidos à farinha, com movimentos do centro para fora. Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, comece a misturar a massa com as mãos para incorporar bem os ingredientes – de início a massa parece um pouco seca, mas é assim mesmo. Amasse bem até que a mistura fique lisa e macia.
Com uma faca, corte a massa ao meio para ficar mais fácil de abrir – mantenha a metade que não for aberta embalada num plástico para não ressecar.
Transfira a outra metade da massa para a bancada levemente enfarinhada – é bem pouca farinha mesmo, como vai óleo na receita, ela gruda pouco. Com o rolo de macarrão abra a massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm e 2 mm de espessura. Enquanto abre a massa, vá girando e virando, para que ela não grude na bancada.
Corte ao meio um saquinho próprio para alimentos e cubra a massa aberta. Enrole a massa sobre ela mesma, formando um rocambole – este truque, usado pelas pastelarias, evita que a massa grude nela mesma. Embale esse rolinho com outro saco, feche e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas. O descanso da massa é essencial para que os pastéis não abram na hora de fritar. Repita com a outra metade da massa.
Após o descanso da massa, pode montar os pastéis com o recheio de sua preferência e fritar. Veja o passo a passo do pastel de carne.
Armazenamento
A massa pode ser armazenada na geladeira por até 2 dias depois do preparo. Nesses dias dias, ela tende a escurecer e ficar mais úmida, é assim mesmo.
Massa aberta no cilindro
Se você tiver um cilindro de abrir massa, pode usar! Divida a massa em 4 partes e passe cada porção no cilindro até formar uma faixa retangular, de espessura fina (nós abrimos a massa até o 3º nível do cilindro). Fica ainda mais fácil para montar os pastéis.
Veja também:
Lasanha à bolonhesa
A Lasanha à bolonhesa chegou ao Brasil no final do século XIX, junto com os imigrantes italianos. O alimento sofreu diversas modificações na Itália ao longo dos séculos, dependendo das áreas onde esteve sendo preparada. No entanto, os brasileiros adicionaram seus próprios ingredientes favoritos às suas lasanhas.
Ingredientes
500g de queijo mussarela em fatias
½ cebola ralada
2 sachês de molho de tomate
1kg de carne moída
Pimenta-do-reino, sal e alho a gosto
Massa para lasanha
Azeite de oliva para dourar
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque um fio de azeite de oliva, acrescente o alho e a cebola e deixe dourar.
Depois, adicione a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Quando a carne estiver cozida, acrescente os sachês de molho de tomate, tampe e reserve.
Em uma assadeira média, comece a montar a lasanha, montando as camadas com massa, o molho e intercalando com o queijo mussarela.
Leve o recipiente ao forno pré-aquecido a 220ºC por aproximadamente 35 minutos e sirva em seguida essa Lasanha à bolonhesa maravilhosa.
Mais de história
A lasanha foi primeiro documentada no século XIII, quando foi usado num prato às camadas, esta versão mais antiga não incluia tomate, pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus. Muitas receitas usam diferentes queijos, mas os preferidos são o ricota e o parmesão. A clássica Lasanha à Bolonhesa usa apenas Parmigiano Reggiano. Muitas receitas também juntam molho bechamel. Dois livros de receitas diferentes, ambos provenientes do Tribunal de Nápoles (Corte Angioina di Napoli), oferecendo as receitas mais antigas para a preparação de uma lasanha que temos notícia. Este é o Anonimo Meridionale datado entre 1238-1239, em que aparecem várias receitas para lasanha e o Liber de Coquina (1304-1314), que apresenta de uma receita lasanis.
Se você gostou sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.
Gostou dessa receita? Confira outras receitas de Lasanha mexicana