Bolo gelado embrulhado

O bolo gelado embrulhado é um clássico da culinária de casa de vó e esteve presente na infância de muita gente. Mas essa é uma versão diferenciada de bolo gelado embrulhado. Confira o passo a passo e você irá se surpreender com essa delícia de receita! É simplesmente demais!

Como fazer bolo gelado embrulhado

Para fazer bolo gelado embrulhado teremos que seguir várias etapas de preparo que são: o bolo, o creme de coco, o doce de leite cremoso, o doce de ameixa, a calda de leite cremosa e por último a montagem do bolo gelado embrulhado. É fundamental seguir corretamente a sequência do passo a passo de todos os preparos, para que o resultado final do bolo gelado embrulhado seja um sucesso. A montagem é prática, mas requer atenção em todas as etapas, e a embalagem do bolo gelado embrulhado é muito importante seguir a dica. O processo é um pouco demorado mas o final é um espetáculo de bolo gelado embrulhado!

Ingredientes da receita de bolo gelado embrulhado

Para o bolo

  • 1 ½ xícara(chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara(chá) de açúcar
  • 125 ml de leite
  • 30 ml de óleo
  • ½ colher(sopa) de vinagre de álcool
  • 3 ovos
  • ½ colher(sopa) cheia de maisena
  • Uma e meia colher(chá) de essência de baunilha
  • ½ colher(sopa) rasa de fermento em pó

Creme de coco

  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 250 gramas de creme de leite
  • 150 ml de leite
  • 150 gramas de coco em flocos
  • ½ xícara(chá) de açúcar

Para o doce de leite cremoso

  • 1 caixinha de leite condensado
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 400 gramas de doce de leite

Doce de ameixa

  • ½ xícara(chá) de açúcar
  • 350 ml de água
  • 300 gramas de ameixa secassem caroço picada

Para a calda de leite cremosa

  • ½ xícara(chá) de leite em pó
  • ½ litro de leite
  • 250 gramas de leite condensado
  • 150 gramas de creme de leite
  • Leite em pó agosto para polvilhar
  • Embalagem para bolo da Cromus ( 20 cm x 22 cm) q.b.

Modo de preparo

Do bolo

Numa tigelinha coloque o leite e o vinagre, misture e reserve. Numa tigela misture a farinha de trigo, a maisena e o fermento (secos).
Na batedeira coloque os ovos e o açúcar e a baunilha e bata na velocidade máxima até dobrar de volume e obter uma mistura esbranquiçada.
Diminua a velocidade para mínima, adicione o óleo e bata por 30 segundos.
Adicione a mistura de seco, aos poucos, intercalando com a mistura de leite +vinagre reservada, e misturando levemente com um fouet a cada adição.
Despeje essa mistura numa forma retangular (30 cm x 20 cm) untada e enfarinhada.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30-35 minutos.
Retire do forno, espere esfriar e desenforme.
Divida o bolo em duas partes iguais na horizontal.
Reserve.

Da calda

No liquidificador coloque o leite em pó, o leite, o leite condensado e o creme de leite. Bata tudo muito bem por 1 minuto para homogeneizar.
Reserve.

Do creme de coco

Numa panela coloque o leite condensado, o coco em flocos, o creme de leite, o leite de coco e o leite e o açúcar.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver, engrossar, deixe por mais 7 minutos e obter uma mistura cremosa em ponto de brigadeiro mole.
Retire do fogo, transfira para uma vasilha, cubra com plástico filme rente ao creme e deixe esfriar.

Do doce de leite cremoso

Numa panela coloque o doce de leite, o leite condensado e o creme de leite. Misture bem e leve ao fogo médio, até ferver, engrossar.
Deixe por mais 6 minutos até obter uma consistência de brigadeiro mole. Transfira para uma vasilha, cubra com plástico filme rente ao creme e deixe esfriar.

Doce de ameixa

Numa panela coloque a água e o açúcar, e leve ao fogo médio até levantar fervura. Adicione as ameixas picadas e deixe ferver por 5 minutos.
Desligue o fogo, mas mantenha as ameixas na calda por mais 5 minutos antes de escorrer a calda numa peneira.
Depois desse tempo, escorra o doce de ameixa numa peneira e reserve.

Montagem

Forre a forma retangular (onde foi assado o bolo) com plástico filme o sacos culinário, e deixe sobra nas bordas para envolver o bolo depois.
Disponha uma placa de massa e regue com metade de calda de leite cremosa. Cubra com o doce de leite espalhando bem para ficar uniforme.
Coloque o doce de ameixas e espalhe muito bem. Por cima coloque o creme de coco e espalhe para ficar bem nivelado.
Cubra com a outra placa de massa e regue com o restante da calda. Cubra com as sobras do plástico para deixar bem embalado.
Leve para gelar por cerca de 12 horas. Depois desse período coloque no freezer por 1 hora para ficar bem firme e facilitar na hora de cortar os quadradinhos e embrulhar.
Desenforme o bolo, retire o plástico, corte em quadrados (7 cm x 7 cm) e embrulhe na embalagem para bolo.
Caso não encontre a embalagem para bolo, embale no papel alumínio e depois no celofane.
E um maravilhoso bolo gelado embrulhado ficou prontinho! Bora saborear gente!

Veja também:

Utilidades do saquinhos de sílica

Utilidades do saquinhos de sílica

Quando compramos alguns produtos que vêm embalados em caixas, geralmente nem olhamos direito para a caixa e jogamos ela fora, com manual e tudo e a Utilidades do saquinhos de sílica. Mas saiba que quando você compra seus tênis, sapatos, roupas, eletrônicos e outros produtos costuma vir um saquinho quase imperceptível, mas que tem uma preciosidade dentro: Utilidades do saquinhos de sílica. Esses saquinhos, ora de papel, ora de pano, servem para preservar os produtos que você compra, e se eles têm uma função tão nobre, por que jogá-los fora?

Utilidades do saquinhos de sílica

A sílica em gel é utilizada para preservar os produtos justamente por conta de sua propriedade mais importante: reter a umidade. Assim, ela não deixa os produtos que você comprou mofarem ou enferrujarem por conta da umidade no armazenamento. E essa mesma propriedade pode fazer maravilhas se você souber como usar. Confira abaixo as dicas!

Secando o celular que molhou

Às vezes, mesmo tendo o máximo de cuidado, o nosso celular acaba molhando. Seja com respingos, na chuva, caindo numa poça ou qualquer outra situação. Não se desespere! Uma possibilidade é desligar o celular e colocá-lo dentro de uma caixa ou sacola com vários desses sachês. Se o seu celular permitir, retire a bateria e o chip para otimizar o processo e deixar tudo mais seguro.

Evitando mofo e bolor

Quando temos locais úmidos, quentes e escuros, os fungos se espalham que é uma maravilha. Para evitar que surja mofo e bolor nesses ambientes (dentro de armários e guarda-roupas, por exemplo) coloque os sachês de sílica em gel para reduzir a umidade.

Acabar com mau odor em equipamentos esportivos

A umidade também é responsável por deixar o mau cheiro em equipamentos esportivos. Isso porque algumas bactérias acabam se aproveitando dessa umidade e dos nutrientes do suor para se proliferar, deixando para trás o mau cheiro. Deixar sachês de sílica junto desses equipamentos retire a umidade e evita que surja o mau odor!

Desembaçando lentes

Para evitar que seus óculos ou as lentes da sua câmera fiquem embaçadas, coloque um saquinho de sílica em gel na caixa dos seus óculos quando os guardar. O mesmo pode ser feito nas bolsas que guardam lentes de câmeras profissionais.

Protegendo sementes

Para evitar que as sementes que você guarda estraguem por conta de mofo ou germinem antes da hora, deixe por perto alguns saquinhos de sílica em gel. Assim você pode plantar ou ingerir essas sementes com mais segurança.

Secando flores

Se você pretende secar flores para algum projeto artístico, por hobby ou para preservar um buquê especial, basta envolver a flor em um papel e colocar a sílica em gel junto!

Preservando fotos

O mesmo pode ser dito sobre a preservação de fotos que guardam momentos tão especiais das nossas vidas. Deixe sachês de sílica em gel junto das fotos para que não manchem nem se danifiquem.

Protegendo da ferrugem e oxidação

Para proteger seus utensílios de metal, como ferro, aço, inox, prata etc., basta deixar alguns sachês de sílica em gel junto. Assim a umidade não vai ter espaço e eles vão ter bem menos chance de oxidar e enferrujar.

Estendendo a vida útil de lâminas de barbear

A função é a mesma com lâminas de barbear, que acabam enferrujando por normalmente serem guardadas logo após o uso, que envolve água. Guarde-as também com sachês de sílica em gel para preservá-las por mais tempo.

Desembaçando o para-brisa

Não sei se você sabe, mas o vidro do carro acaba embaçando porque há muita umidade dentro e o ar está mais frio do lado de fora. Assim, gotículas de água se formam no vidro e isso prejudica muito a visibilidade, sendo um grande risco! Para evitar situações como essa, deixe alguns pacotes de sílica em gel no painel do carro!

Guarde bem essas dicas para proteger seus utensílios da umidade e fazer bom uso dos pacotinhos de sílica em gel que iriam para o lixo!

Se você gostou desta dicas sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.
Veja também nossa receita de Bolo de maçã com canela

Deixe um comentário