Como Fazer Esfiha Aberta do Habib`s

Esse tipo de Como Fazer Esfiha Aberta do Habib`s é uma delicia receita, fica identica a esfira encontrada no comercio em geral.

Ingredientes

Massa

  • 500g de Farinha de Trigo
  • 1 colher (sopa) de Fermento Biológico Seco
  • 60g de Açúcar
  • 60ml de Óleo
  • 350ml de Água
  • 1 Colher (chá) de Sal
  • Fubá (para polvilhar)

Recheio de queijo

  • 150g de Queijo Branco
  • ¼ xícara (chá) de Cheiro Verde
  • ¼ colher (sopa) de Creme de Leite
Como Fazer Esfiha Aberta do Habib`s
Como Fazer Esfiha Aberta do Habib`s

Recheio de carne

Em uma tigela coloque a água, açúcar, óleo, sal, fermento e a farinha aos poucos até que fique uma massa pesada.
Transfira a massa para uma bancada limpa e com um pouco mais de farinha e vai sovando e adicionando mais farinha até que a massa solte das mãos e fique bem lisinha esse processo deve demorar uns 20 minutos.
Deixe a massa crescer por pelo menos 40 minutos coberto com um pano úmido, ou até que dobre de tamanho para acelerar o crescimento deixe no forno com a luz acessa ou microondas.

Recheio de queijo

Em uma tigela coloque o queijo branco e amasse com um garfo, junte a salsinha, sal, creme de leite e misture bem.

Recheio de carne: Em uma tigela coloque a carne, hortelã, tomates picados, suco de limão, sal, pimenta do reino ou siria.
Montagem: Abra a massa na bancada com um pouco de fubá de forma que fique redondo e com uma pequena borda, coloque em uma forma untada e enfarinhada e faça furos com o garfo, coloque o recheio e leve para assar em forno bem alto por cerca de 15 minutos ou até que fique bem dourado.

Observações

Farinha: Use Farinha de trigo sem fermento e tradicional! Aqui usamos 500g inicial + cerca de 100g para sovar a massa e atingir o ponto! Mas pode ter uma variação então coloque sempre a farinha aos poucos!
SAL: Isso mesmo a receita não leva sal, mas você pode por se quiser viu! Eu aconselho 1 colher (chá) de sal.

Integral: Não fiz nenhum teste com farinha integral ou sem glúten, então não sei o resultado, se fizer e gostar conta ai nos comentários.
Fermentação: Deixe sua massa crescer até que dobre de tamanho, isso pode demorar de 40 minutos até 2 horas, depende do fermento e do tempo! Então para ajudar deixe em um local quente ou dentro do forno com a luz acessa e uma tigela com água quente para ajudar o processo de fermentação!
Fermento biológico: Para usar fermento biológico fresco use ½ tablete!

Substituição

Use o recheio que quiser! Pode usar recheios que usaria em Pastel ou Pizza para criar o seu sabor! Se quiser troque o queijo branco por Ricota, mas se lembre de caprichar nos temperinhos.
Rendimento: 15 un com 10cm

Conservação: 3 Dias na Geladeira – Congelado 3 meses (Não recomendo congelar o recheio de queijo branco apenas o de carne, frango, calabresa, mussarela e etc…)
Importane: A massa pode ser feita no dia anterior e deixar na geladeira em uma tigela coberta com plastico filme, mas não recomendo congelar a massa crua ou perde um pouco do seu poder de fermentação quando descongelado.

Congelar: Para congelar só a massa, asse com um papel manteiga e alguns feijões, para criar um peso e cavidade! Asse por 10 minutos em forno bem alto, e congele quando esfriar.
150g de Carne Moída
½ Cebola
⅛ xícara (chá) de Hortelã
1 Tomates
Suco de ½ Limão
Sal e Pimenta do Reino ou Siria

Veja também:

Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha

O escondidinho de carne seca com mandioquinha é um clássico brasileiro. Por mais que pareça trabalhoso, você pode ter certeza que no final, cada etapa terá compensado. Esta receita com mandioquinha é uma delícia e vale a pena experimentar!

Ingredientes

500 gr de carne seca
1 kg de mandioquinha
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
1 unidade de ovo
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 unidade de cebola grande picada
3 dentes de alho picado
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de parmesão ralado grosso

Modo de preparo

Tire o sal da carne seca deixando de molho e trocando a água 3 ou 4 vezes a cada 2 horas.
Pique a carne seca em cubos pequenos.
Numa panela de pressão refogue 1 dente de alho e 1/4 da cebola picada, coloque a carne seca, tempere com um pouco de pimenta do reino moida.
Quando a carne estiver bem refogada, coloque com água, o suficiente para cobrir, tampe a panela de pressão, quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe por 30 minutos.
Enquanto isso, descasque a mandioquinha e cozinhe na água com pouco sal (1 colher de chá) até que ela esteja bem molinha no ponto para fazer um purê.
Escorra a mandioquinha, misture a manteiga e o leite fervendo amasse com um garfo e coloque o ovo mexendo bem rápido e reserve.
Quando der o tempo da panela de pressão, destampe, desfie a carne (pode ser no processador, mas bem rapidinho, só para a carne desfiar), refogue o restante da cebola e do alho, coloque a carne desfiada, coloque 2 colheres de sopa do caldo que formou na panela, misture bem, adicione a salsinha e desligue o fogo.
Numa travessa, coloque no fundo 30% do purê e espalhe, coloque a carne e espalhe (se achar que a carne ficou seca demais, regue com um pouco mais do caldo que ficou na panela, coloque o restante do purê e espalhe cobrindo toda a travessa, salpique o parmesão ralado e leve ao forno alto e pré aquecido para gratinar por 20 minutos ou até ver que o queijo derreteu.

Dicas

Se não tiver tempo de deixar a carne seca de molho, afervente 4 vezes.
Para aferventar, ponha água na panela o suficiente para cobrir a carne seca, quando ferver, conte 2 minutos, escorra e coloque outra água.
Este processo elimina também boa parte da gordura da carne.

Se você gostou sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.

Gostou dessa receita? Confira outras receitas de Cuscuz de sardinha fácil e simples

Deixe um comentário