PIS/Pasep está em tramitação no fisco e será comunicado ao novo grupo de trabalhadores em breve Governo inclui mais pessoas no PIS-PASEP 2023, Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Riqueza dos Servidores Públicos (Pasep), também conhecido como PIS/Pasep, abrangem contribuições previdenciárias de natureza tributária pagas por pessoas jurídicas e destinam-se ao custeio do pagamento do seguro-desemprego, benefícios e participação nos rendimentos de órgãos e organizações para trabalhadores públicos e privados.
O PIS para empregados de empresas privadas é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o responsável pelo recolhimento é a Caixa Econômica Federal. O Pasep, por sua vez, é pago aos servidores públicos, dirigentes e é de responsabilidade do Banco do Brasil. O PIS/Pasep deste ano já começou a ser pago e o processo da Dataprev permitiu a pré-seleção de mais de 3 milhões de trabalhadores. Veja quem pode obter os benefícios abaixo.
Mais trabalhares são incluídos no PIS/Pasep Governo inclui mais pessoas no PIS-PASEP 2023
Cerca de 3 milhões de trabalhadores foram incluídos na lista de beneficiados pelo abono do PIS/Pasep ano-base 2021. A atualização ocorreu logo após ser feito o processamento de dados do Dataprev, que deve beneficiar as pessoas que estavam impedidas de receber o benefício.
Do novo levantamento, também estão incluídas as pessoas prejudicadas por divergências de informação. De acordo com o Departamento de Trabalho e Previdência Social, os trabalhadores receberam dados de várias fontes, o que pode ser confuso, de modo que os atrasos foram evitados.
Além disso, os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) deixaram de ser a única fonte para a concessão de benefícios. Desde o ano passado, os relatórios do e-Social também estão sendo utilizados para divulgar o PIS/Pasep.
A partir das declarações, é possível apurar a diferença na Receita Federal graças a um novo tratamento. Portanto, empregadores e empregados não precisam corrigir as informações transmitidas à organização, a fim de facilitar a concessão de benefícios.
Quem tem direito ao novo repasse do PIS/Pasep?
Lista de beneficiários do PIS/Pasep 2023 poderá ser publicada a partir de 5 de abril. Portanto, os que receberão o benefício em fevereiro ou março e os afetados pelo tratamento terão valor a partir de 17 de abril.
Os beneficiários podem interpor recurso a partir de 5 de fevereiro, que deve ser feito por meio dos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego ou diretamente nas unidades da administração do trabalho.
Você também pode solicitar benefícios pelo e-mail [email protected]. Lembre-se de substituir “uf” pelas iniciais do seu estado. Assim, caso o trabalhador more no Rio de Janeiro, por exemplo, deverá enviar o e-mail para o endereço [email protected].
Veja também:
Dicas úteis para crédito pessoal
Aqui estão algumas dicas úteis para obter um crédito pessoal:
- Verifique sua pontuação de crédito: Antes de solicitar um crédito pessoal, verifique sua pontuação de crédito. Se a sua pontuação de crédito for baixa, isso pode afetar suas chances de obter o crédito desejado ou resultar em uma taxa de juros mais alta.
- Compare as taxas de juros: É importante comparar as taxas de juros oferecidas pelos diferentes credores. Isso pode ajudá-lo a encontrar a opção de crédito pessoal mais acessível.
- Considere suas opções de garantia: Em alguns casos, fornecer uma garantia, como um carro ou casa, pode ajudar a reduzir a taxa de juros. Certifique-se de entender os riscos associados a fornecer garantias, no entanto.
- Leia as letras miúdas: Antes de assinar qualquer contrato, certifique-se de ler os termos e condições do crédito pessoal. Certifique-se de entender as taxas de juros, as penalidades por pagamentos atrasados, as taxas de originação e outros detalhes.
- Não peça mais do que você pode pagar: Certifique-se de entender sua capacidade de pagamento antes de solicitar um crédito pessoal. Se você pedir mais dinheiro do que pode pagar, pode ter dificuldades financeiras no futuro.
- Pague seus empréstimos no prazo: Se você obtiver um crédito pessoal, certifique-se de pagar suas parcelas em dia. Isso pode ajudar a melhorar sua pontuação de crédito e evitar penalidades por pagamentos atrasados.
- Considere outras opções: Antes de solicitar um crédito pessoal, considere outras opções, como empréstimos com amigos ou familiares, ou até mesmo um cartão de crédito com juros baixos.
Veja também Empréstimo para aposentado