Guioza com Massa de Pastel

Você já comeu Guioza? aquele Pastelzinho Chinês / Japonês que comemos no rodizio japonês? Então olha só como é fácil fazer Guioza com Massa de Pastel, essa é uma receita truqueira que vai facilitar a sua vida e que é uma ótima opção para a massa de pastel que compramos no mercado.

Ingredientes

  • Discos de Massa de Pastel
  • 1 Colher (sopa) de Óleo
  • 1 Colher (sopa) de Óleo de Gergelim Torrado
  • ½ xícara (chá) de Carne de Porco (picada ou triturada)
  • 1 Cenoura Ralada
  • 4 Folhas de Repolho (picada)
  • ½ xícara (chá) de Cheiro Verde
  • ½ Colher (sopa) de Gengibre Picado
  • 1 Pitada de Pimenta Calabresa
  • 3 Colheres (sopa) de Molho Shoyu
  • 1 Pitada de Açúcar

Modo de preparo da Guioza com Massa de Pastel

  1. Em uma panela coloque um pouco de óleo, óleo de gergelim torrado, carne de porco (picadinha) e frite até perder a coloração rosada e adicione, cenoura ralada, repolho bem picadinho, cheiro verde, gengibre picado, pimenta calabresa e misture bem, junte o molho shoyu, 1 pitada de açúcar e cozinhe em fogo baixo misturando bem até que os vegetais estejam murchos e tenha ficado bem sequinho e leve para gelar.

Montagem

Pegue um disco de massa de pastel, coloque na palma da mão e adicione o recheio, passe água nas bordas, e feche como um pastel, vedando todos os lados e depois faça as dobras na parte de cima para formar uma trouxinha. OU faça esse que é a forma que eu mais gosto e acho mais fácil!

  1. Pegue o disco de massa de pastel, coloque o recheio no centro, passe água nas bordas e feche como um pastel, mas selando só o centro! A lateral você dobra para dentro formando 2 orelhinhas e dobre uma para dentro e aperte bem e repita esse processo do outro lado. Em uma frigideira antiaderente coloque óleo, adicione os guiozas dando uma passadinha no óleo, adicione água para cobrir todo o fundo da panela, borrife água por cima e coloque a tampa. ligue em fogo baixo e deixe cozinhar até que a água seque e ele fique douradinho e tá pronto!

Recheio

Guioza com Massa de Pastel
Guioza com Massa de Pastel

Pode fazer a sua versão, mas se lembre a base é sempre shoyu, cenoura e repolho e o resto você pode mudar, e sempre esfrie o recheio antes de colocar na massa.
MASSA: Aqui usei a massa de pastel já em disco que é mais fina e mais prática, mas claro que você pode usar a massa de rolo, mas ai precisa cortar ela e também abrir um pouco com o rolo.


CONSERVAÇÃO: Depois de recheado pode ser congelado por até 3 meses e na hora de fazer ele não precisa descongelar, depois de frito “cozido” você pode manter na geladeira por até 5 dias ai só aquecer no microndas, esta receita de Guioza com Massa de Pastel é maravilhosa

Veja também:

Massa de pastel caseira

Com esta massa, até pastel de vento fica inesquecível. O segredo para ficar crocante e bem pururuca é a cachaça. Dá para abrir no rolo ou na máquina de cilindro e depois é só caprichar no recheio, esta massa de pastel caseira fica maravilhosa.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
¼ de xícara (chá) de água
1 ½ colher (sopa) de óleo
2 ½ colheres (sopa) de cachaça
1 colher (chá) de sal
farinha de trigo a gosto para polvilhar a bancada

Modo de preparo

Numa tigela grande misture a farinha de trigo com o sal. Numa tigela pequena, quebre o ovo e bata com o garfo para misturar a clara com a gema.

Abra um buraco no centro da farinha e junte o ovo, a água, o óleo e a cachaça. Com um garfo, comece misturando os ingredientes líquidos à farinha, com movimentos do centro para fora. Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, comece a misturar a massa com as mãos para incorporar bem os ingredientes – de início a massa parece um pouco seca, mas é assim mesmo. Amasse bem até que a mistura fique lisa e macia.

Com uma faca, corte a massa ao meio para ficar mais fácil de abrir – mantenha a metade que não for aberta embalada num plástico para não ressecar.
Transfira a outra metade da massa para a bancada levemente enfarinhada – é bem pouca farinha mesmo, como vai óleo na receita, ela gruda pouco. Com o rolo de macarrão abra a massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm e 2 mm de espessura. Enquanto abre a massa, vá girando e virando, para que ela não grude na bancada.

Corte ao meio um saquinho próprio para alimentos e cubra a massa aberta. Enrole a massa sobre ela mesma, formando um rocambole – este truque, usado pelas pastelarias, evita que a massa grude nela mesma. Embale esse rolinho com outro saco, feche e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas. O descanso da massa é essencial para que os pastéis não abram na hora de fritar. Repita com a outra metade da massa.
Após o descanso da massa, pode montar os pastéis com o recheio de sua preferência e fritar. Veja o passo a passo do pastel de carne.

Armazenamento

A massa pode ser armazenada na geladeira por até 2 dias depois do preparo. Nesses dias dias, ela tende a escurecer e ficar mais úmida, é assim mesmo.

Massa aberta no cilindro

Se você tiver um cilindro de abrir massa, pode usar! Divida a massa em 4 partes e passe cada porção no cilindro até formar uma faixa retangular, de espessura fina (nós abrimos a massa até o 3º nível do cilindro). Fica ainda mais fácil para montar os pastéis.

Se você gostou sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.

Gostou dessa receita? Confira outras receitas de Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha

Deixe um comentário