Massa Fácil Para Esfihas

A Massa Fácil para Esfihas é fácil de fazer, gostosa e fofinha. Ela rende 30 esfihas médias e você pode recheá-las como quiser. Experimente!

Ingredientes Massa Fácil Para Esfihas

  • 1 xícara de chá de leite morno
  • 3 tabletes de fermento biológico fresco (45g) ou 1 pacote do fermento seco
  • 1 colher de chá de sal
  • ½ xícara de chá de óleo
  • 2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo.

Modo de Preparo da Massa Fácil Para Esfihas

  1. Em uma tigela, dissolva o açúcar, o sal e o fermento no leite morno.
  2. Acrescente o óleo e aos poucos a farinha de trigo, sempre misturando até a massa desgrudar das mãos.
  3. Deixe descansar por 30 minutos.
  4. Abra a massa, corte com um aro redondo, coloque o recheio e feche a esfiha.
  5. Coloque em uma forma untada e enfarinhada.
  6. Leve ao forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 20 minutos.

Dica:

Você pode preparar a esfiha utilizando recheios como carne, lingüiça calabresa fresca, mussarela, escarola ou outro de sua preferência.

A esfiha veio da cidade de Baalbeck, no Vale do Beqa. Massa Fácil Para Esfihas muitos imigrantes árabes que vieram para o Brasil são dessa região e também de Homs, na Síria, logo do outro lado da fronteira. Nessas áreas, a esfiha era comum e eles continuaram a fazê-la, com algumas adaptações, no Brasil.
Em Beirute, existe um salgado que lembra a esfiha, o lahmajeen. As diferenças estão na espessura da massa, mais fina, e nas dimensões, bem maiores, ocupando todo um prato de sobremesa. Em algumas receitas, é bem apimentada, como no Ilili, onde se tempera o prato com pimenta de Aleppo. Normalmente, usa-se carne de carneiro.
Outra vertente da esfiha comum em Beirute é o manoush. Muitos classificam como pizza libanesa e tem recheio de zátar ou queijo. A massa tem uma espessura maior do que a da esfiha e as dimensões são próximas das do lahmajeen. O fattayer, ou esfiha fechada, sempre é de verdura e servido de entrada nos almoços e jantares.

Veja também:

Massa de pastel caseira

Com esta massa, até pastel de vento fica inesquecível. O segredo para ficar crocante e bem pururuca é a cachaça. Dá para abrir no rolo ou na máquina de cilindro e depois é só caprichar no recheio, esta massa de pastel caseira fica maravilhosa.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
¼ de xícara (chá) de água
1 ½ colher (sopa) de óleo
2 ½ colheres (sopa) de cachaça
1 colher (chá) de sal
farinha de trigo a gosto para polvilhar a bancada

Modo de preparo

Numa tigela grande misture a farinha de trigo com o sal. Numa tigela pequena, quebre o ovo e bata com o garfo para misturar a clara com a gema.

Abra um buraco no centro da farinha e junte o ovo, a água, o óleo e a cachaça. Com um garfo, comece misturando os ingredientes líquidos à farinha, com movimentos do centro para fora. Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, comece a misturar a massa com as mãos para incorporar bem os ingredientes – de início a massa parece um pouco seca, mas é assim mesmo. Amasse bem até que a mistura fique lisa e macia.

Com uma faca, corte a massa ao meio para ficar mais fácil de abrir – mantenha a metade que não for aberta embalada num plástico para não ressecar.
Transfira a outra metade da massa para a bancada levemente enfarinhada – é bem pouca farinha mesmo, como vai óleo na receita, ela gruda pouco. Com o rolo de macarrão abra a massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm e 2 mm de espessura. Enquanto abre a massa, vá girando e virando, para que ela não grude na bancada.

Corte ao meio um saquinho próprio para alimentos e cubra a massa aberta. Enrole a massa sobre ela mesma, formando um rocambole – este truque, usado pelas pastelarias, evita que a massa grude nela mesma. Embale esse rolinho com outro saco, feche e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas. O descanso da massa é essencial para que os pastéis não abram na hora de fritar. Repita com a outra metade da massa.
Após o descanso da massa, pode montar os pastéis com o recheio de sua preferência e fritar. Veja o passo a passo do pastel de carne.

Armazenamento

A massa pode ser armazenada na geladeira por até 2 dias depois do preparo. Nesses dias dias, ela tende a escurecer e ficar mais úmida, é assim mesmo.

Massa aberta no cilindro

Se você tiver um cilindro de abrir massa, pode usar! Divida a massa em 4 partes e passe cada porção no cilindro até formar uma faixa retangular, de espessura fina (nós abrimos a massa até o 3º nível do cilindro). Fica ainda mais fácil para montar os pastéis.

Entre em nosso grupo do whatsapp e fique por dentro de todas as novidades.

Veja também essa maravilhosa  Cupim macio

Deixe um comentário