Receita de carne de sol

Apesar do nome, não precisa de sol para curar a carne. Precisa de sal, açúcar mascavo e tempo. A espera compensa: o resultado é um carne com sabor acentuado e textura macia desta receita de carne de sol.

Ingredientes

1 kg de miolo de alcatra (também é encontrado como coração de alcatra ou centro de alcatra)
3 colheres (sopa) de flor do sal (ou sal grosso)
1 colher (chá) de açúcar mascavo
manteiga de garrafa a gosto.

Modo de preparo da receita de carne de sol

Numa tigela pequena, misture o sal com o açúcar mascavo (caso esteja utilizando o sal grosso, bata no pilão para quebrar em pedaços menores).
Corte a carne em 4 pedaços grandes (de cerca de 15 cm x 4 cm) e seque bem com um pano de prato (ou papel toalha). Coloque os pedaços numa tigela e polvilhe com a mistura de açúcar e sal, espalhando bem com as mãos para cobrir toda a superfície.

Tampe a tigela (ou cubra com filme) e mantenha na geladeira por dois dias. Passado o primeiro dia, abra a tigela, escorra o líquido que tiver formado e vire os pedaços de carne. Feche novamente e volte para a geladeira – nesse tempo a carne vai concentrar os sabores e perder parte da umidade, ela também vai mudar de cor, do tom vermelho vivo para um marrom mais escuro.

Próximo dia

Após o segundo dia, transfira a carne para uma assadeira e deixe descoberta na geladeira por mais 1 dia – essa etapa deixa a superfície da carne mais seca.
Passado o tempo da cura, retire a carne da geladeira e corte cada pedaço ao meio – no total você vai ter 8 porções. Nesse formato mais quadrado e alto, a carne vai ficar vermelhinha no centro. Se preferir um bife mais fino, você pode fazer um corte ao meio de cada peça, sem chegar até o fim, como se estivesse abrindo um livro. Pressione delicadamente com a mão para nivelar.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente coloque quantos pedaços de carne couberem, um ao lado do outro e deixe dourar sem mexer por cerca de 1 minuto – não precisa colocar azeite, a carne vai ficar com uma casquinha dourada e soltar da frigideira. Vire os pedaços com uma espátula para dourar a carne de todos os lados.

Dica

Transfira os pedaços dourados para um prato e repita com o restante. Depois que todos tiverem sido dourados, deixe os pedaços descansarem por alguns minutinhos enquanto você lava a frigideira – esse tempo de descanso da carne é importante para a carne ficar macia e suculenta.
Volte a frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com ¼ de xícara (chá) de manteiga de garrafa e volte quantos pedaços de carne couberem na frigideira novamente. Com uma colher, vá regando a carne com a manteiga quente por 4 minutos até aquecer o interior e dourar a superfície. Transfira os pedaços para a tábua e repita com o restante.

Deixe a carne descansar novamente por 4 minutos antes de fatiar para servir. A carne de sol fica uma delícia servida com cuscuz de milho e pimenta biquinho.

Veja também:

Cuscuz paulista feito com sardinhas

O Cuscuz paulista feito com sardinhas é um prato que conta com diversos ingredientes que juntos formam um verdadeiro espetáculo de sabor! Siga o passo-a-passo e faça hoje mesmo essa receita de cuscuz paulista e conquiste o paladar de toda a família! Além de muito gostoso, é um prato maravilhoso e colorido!

Ingredientes da receita de cuscuz paulista

1 colher de sopa de manteiga
Um fio de azeite
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
½ sachê de molho de tomate
1 tomate cortado em cubinhos
Uma lata de ervilha
1 lata de milho-verde
100g de azeitonas fatiadas
3 ovos cozidos cortados em rodelas
1 tablete de caldo de galinha
Uma colher de chá de sal
1 colher de chá de páprica
Uma colher de chá de orégano
1 colherinha de café de pimenta calabresa
440ml de água
200g de farinha de milho
cebolinha a gosto

Para a montagem

1 sardinha enlatada
1 ovo cozido cortado em rodelas
2 colheres de sopa de ervilha
2 colheres de sopa de milho-verde
½ dúzia de tomatinhos cortados ao meio

Modo de preparo


Em uma panela com manteiga e um fio de azeite, refogue o alho e a cebola.
Assim que dourar, acrescente o tomate, as azeitonas, o milho e a ervilha.

Mexa bem e em seguida acrescente o molho de tomate e o tablete de caldo de galinha.

Acrescente os temperos e a água e misture tudo muito bem.
Adicione a farinha de milho aos poucos sem parar de mexer.
Mexa até o cuscuz desgrudar do fundo da panela.
Unte uma fôrma de furo com óleo e forre o fundo dela com os filés de sardinha, rodelas de ovos cozidos, milho e ervilha.


Acrescente uma camada do cuscuz, pressionando bem para ficar bem distribuído.
Coloque os tomatinhos e mais rodelas de ovo nas laterais da fôrma e cubra com o restante da massa do cuscuz.
Agora é só esperar esfriar um pouco para desenformar e apreciar esse espetáculo de receita!

Se você gostou sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.

Gostou dessa receita? Confira outras receitas de Lasanha mexicana

Deixe um comentário