A Receita de Docinho frito de laranja com calda de especiarias é preparada com ingredientes simples como farinha, suco de laranja, açúcar e cravo. Neste caso, peguei na receita tradicional e fiz algumas alterações de forma a conseguir uma receita deliciosa e saudável
Ingredientes
- 270g de farinha de trigo
- 100g de suco de laranja
- 100g de açúcar
- 3 cravos
- 100g de mel
- 1 pau de canela de 6cm de comprimento
- 1 colher (sopa) de gergelim
- Folhas de uva
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Óleo de gergelim ou girassol
Modo de preparo
- Peneire 250g de farinha numa vasilha e adicione o suco de laranja e o azeite num fio.
Misture e sove até obter um composto homogêneo e forme com ele uma bola.
Enrole-a em filme plástico e deixe repousar em local fresco por pelo menos 1 hora.
Numa panela pequena, junte o mel, o açúcar, os cravos, o pau de canela e 3 colheres (sopa) de água. - Misture tudo, leve à fervura e cozinhe a calda por 4 minutos em fogo baixo.
Abra a massa numa folha fina sobre a mesa de trabalho, enfarinhada e, com a ajuda de uma carretilha canelada, recorte-a em retângulos de 12x4cm.
Esquente bastante óleo em uma frigideira grande e frite os retângulos de massa aos poucos, até dourarem bem, esta Receita de Docinho frito de laranja com calda de especiarias é maravilhosa - Retire-os com a escumadeira e disponha-os sobre papel absorvente para eliminar o excesso de óleo.
Disponha-os sobre uma grade para doces, regue-os com a calda, passada por um coador, e deixe esfriar. - Limpe as folhas de uva, esfregando-as delicadamente com um pano umedecido, forre com elas uma cumbuca, arrume os docinhos ainda mornos, salpique-os com o gergelim e sirva.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Um pouco de história
Milhares de anos atrás a laranja era provavelmente cultivado pelos chineses em 2500 AC, sendo que também foi encontrado raízes dela em Assam, na Índia e em Myanmar.
A primeira vez que a laranja se aventurou além do oceano atlântico foi em 1493 com Cristóvão Colombo. Ele transportou sementes, e árvores jovens, de laranja e limão das ilhas Canárias espanholas para a ilha hoje dividida por Haiti e República dominicana. Logo, várias ilhas caribenhas estavam com plantações de laranja, seja doces ou amargas.
As mudas chegaram no Panamá com os espanhóis em 1516 e no México dois anos depois. Na mesma época, os portugueses plantaram laranjas doces no Brasil.
A receita e o termo pudding chegaram a Portugal de navio e, por lá, passaram a se referir exclusivamente a sobremesas. Foi lá também que a receita teve modificações, como adição de ovos, e passou a ser replicada por confeiteiros.
No Brasil, o pudim ganhou o ingrediente que o transformou no que conhecemos hoje: o leite condensado.
Veja também:
Pão doce caseiro bem fofinho
Que tal aprender, de forma bem detalhada, a receita do irresistível pão doce caseiro que vai conquistar a todos? Esse pão doce sensacional, fica tão macio e fofinho, que chega a derreter na boca. Perfeito para servir no seu café da manhã ou da tarde, esse pão é uma gostosura. Não perca tempo, confira a receita e faça essa delícia!
Como fazer pão doce
Para a receita de pão doce caseiro, vamos bater no liquidificador, os ovos, a margarina, o leite, o leite em pó, o açúcar, o sal e o fermento. Então, vamos passar essa mistura batida para a batedeira e adicionaremos farinha de trigo, aos poucos, até que não grude mais na batedeira. Você também poderá sovar a massa manualmente, sobre uma bancada, se desejar. Na sequência, vamos tampar a bacia com plástico-filme e deixar descansar por 40 minutos. Depois, vamos modelar o pão, deixar crescer até que dobre de volume e vamos assar até que os pães fiquem dourados. Quando sair do forno, pincele seu pão doce com margarina gelada, para não ressecarem, e sirva essa delícia!
Ingredientes
- +/- 1 kg de farinha de trigo peneirada
- 10g fermento seco para pão
- 4 colheres (sopa) de margarina
- 7 colheres (sopa) de açúcar
- 1 e ½ copo (requeijão) de leite integral
- 4 ovos inteiros
- 1 colher (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) de leite em pó
- gemas (para pincelar)
Modo de preparo
- Adicione no liquidificador: os ovos, a margarina, o leite, o leite em pó, o açúcar e o sal e bata bem.
Junte em seguida o fermento seco e bata um pouco mais.
Passe a mistura para a bacia da batedeira, com o gancho para massas, acrescente um pouco de farinha de trigo peneirada e ligue a batedeira.
Vá juntando a farinha de trigo aos poucos até que a massa fique macia e não grude mais na batedeira. - Se preferir, sove a massa manualmente, sobre uma bancada, adicionando a farinha aos poucos, até que não grude mais nas mãos.
Utilize plástico-filme para tampar a bacia, ou um pano de prato limpo e deixe descansar por cerca de 40 minutos.
Passado o descanso, modele o pão de acordo com sua preferência, acomode em uma forma untada e espere crescer até dobrar de volume.
Pincele com gemas e asse no forno pré-aquecido a 220°C até os pães dourarem.
Logo que retirar do forno, utilize margarina gelada para pincelar para que o pão não resseque. - Pronto. Você já pode saborear seu maravilhoso pão doce caseiro!
Se você gostou desta dicas de Bolo de Nuvem sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.
Veja também nossa receita de pudim romeu e julieta