Receita de Pamonha de milho verde

Esta Receita de Pamonha de milho verde é um quitute muito apreciado em diversas partes do Brasil e dependendo de cada região, ela ganha ingredientes diferentes no seu preparo, sem deixar de destacar o milho verde como o ingrediente principal!

A pamonha tanto pode ser cozida, como assada, mas tradicionalmente nas festas juninas ela ganha mais destaque servidas de forma cozidas na sua própria palha, amarradas com um barbante.

Ingredientes para fazer esta Receita de Pamonha de milho verde

6 espigas de milho verde (de preferência grandes)
1 xícara de açúcar (160 gramas)
¼ xícara de manteiga derretida (ou banha)
½ xícara de água (aproximadamente)

Como fazer Pamonha de milho verde:

Separe os ingredientes necessários para preparar as pamonhas de milho verde.

Você irá precisar também de pedaços de barbante para amarrar as pamonhas. A medida do barbante dependerá da porção da pamonha que você irá preparar.

Comece retirando as pontas do milho verde com uma faca.

Retire todas as palhas com cuidado para não rasgarem, pois estas serão usadas para formarmos os “copos” onde iremos colocar a pamonha para cozinhar.

Dê preferência para as palhas maiores e mais intactas, para facilitar este processo.

Limpe e lave as espigas, retirando todos os seus fiapos.

Deixe as palhas em água fervente por 10 minutos numa panela grande, para que estas fiquem mais fáceis de serem manuseadas.

Assim que completar o tempo, retire-as para que amornem e escorram o excesso de líquido.

Debulhe os grãos dos milhos e divida em duas partes, batendo no liquidificador com um pouco de água para que não force o aparelho.

Bata o milho por cerca de 3 minutos ou até que fique bem processado.

Dica

A quantidade usada de água é apenas para fazer com que o milho bata mais facilmente.

Quando o milho estiver todo processado, junte a manteiga derretida e o açúcar, misturando bem até que fique homogêneo.

Com uma palha forme um copo, unindo suas bordas, deixando a parte pontuda para baixo, dobrando-a em seguida para cima, fazendo com que forme um copo para receber a pamonha.

Coloque a massa da pamonha dentro desse copo (completando até ficar o espaço de 1 dedo na borda), segurando com firmeza a ponta dobrada para que não abra, evitando assim que o liquido escorra.

Dica

Pegue outra palha na posição contrária (ponta para cima) e envolva todo esse copo, fechando-a e dobrando a ponta para baixo.
Com a ponta da segunda palha dobrada (como mostra a foto da esquerda), segure-a com firmeza (sem apertar demais) e passe o barbante cruzando-o dos dois lados, para que fique bem fechada e não abra na hora de cozinhar.

Depois que preparar todas as pamonhas de milho cozinhe-as por cerca de 40 a 50 minutos.

Suas pamonhas de milho verde estão prontas para serem saboreadas.
Sirva-as ainda quentinhas junto com um delicioso café!

Veja também:

Broa de milho da vovó

Gente, essa broa de milho da vovó, com um cafezinho hummm, é bom de mais. Eu particularmente amo fazer essa receita, sem contar que tem aquele gostinho especial que só vó sabe fazer! Então confira o modo de preparo dessa receita.

Ingredientes

Dois ovos;
Uma xícara de açúcar;
2 espigas de milho verde;
1 xícara de chá trigo;
uma colher rasa de fermento em pó;
1 xícara de chá de leite;
Uma pitada de sal;
Erva doce a gosto.

Modo de preparo

Gente, essa broa de milho, com um cafezinho hummm, é bom de mais. Eu particularmente amo fazer essa receita, sem contar que tem aquele gostinho especial que só vó sabe fazer! Então confira o modo de preparo dessa receita.
Broa de milho da vovó, receita caseira
Primeiramente, rale bem o milho, depois transfira para uma tigela.

Logo depois, acrescente os ovos e bata tudo muito bem, em seguida coloque os demais ingredientes e misture até a massa ficar lisa e homogênea.

Por fim, em uma frigideira no fogo médio, coloque uma colher de óleo e espalhe, então acrescente uma concha da massa na frigideira e espalhe por igual.

Então, deixe dourar bem, depois vire do outro lado para cozinhar também, faça desta forma com toda a massa, após isso aguarde esfriar e sirva em seguida Por fim esta receita fica deliciosa e muito saborosa.

Agora que você fez essa receita, não perca a chance de seguir arrasando na cozinha, fique ligado(a) nas receitas mais lidas por agora, e vamos falar a verdade essa receita de Broa de milho da vovó fica deliciosa não é mesmo, é não é muito dificil não é mesmo.

Um pouco de história

“As primeiras espigas chegaram à Europa pelas mãos de Colombo em 1493, chegando pouco depois a Portugal pelos seus filhos, portugueses por sangue materno, por volta de 1515. Surgiram, assim, os nomes distintivos de milho, milho-miúdo, milho grosso e milho de maçaroca.

Ao contrário dos espanhóis, os portugueses colocaram logo o milho na sua alimentação e o espalharam para todas as terras do Atlântico, do Índico e do Pacífico, bem como na América Portuguesa. Foram os portugueses que fizeram com que o milho ultrapassasse a produção mundial do trigo. Segundo vários autores, foi num barco português que surgiu a palavra “broa”.

Se você gostou desta dicas de Bolo de Nuvem sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.

Veja também nossa nossa receita de Bolo cremoso de milho com queijo

Deixe um comentário