Torta gelada de morango

Esta torta gelada de morango é simplesmente uma delícia! É como uma torta de sorvete, mas sem aquele monte de ingredientes artificiais. Perfeita para quando você precisa de uma sobremesa rápida e prática.

Esta torta gelada de morango, ou melhor, torta sorvete de morango, é uma das minhas favoritas por 4 motivos:

É leve, cremosa, geladinha e refrescante;
Não leva muitos ingredientes;
Como ela não precisa ser assada, você não vai esquentar sua cozinha ligando o forno;
Por ser feita com morangos frescos, chantilly e leite condensado e depois congelada, ela é como uma torta de sorvete, mas sem todos aqueles ingredientes artificiais.
Também é uma ótima receita para um dia corrido, em que você precise preparar uma sobremesa mas não tenha muito tempo para gastar na cozinha. Como é uma sobremesa congelada, você pode prepará-la com antecedência e mantê-la no congelador até a hora de servir.

Ingredientes e substituições

Esta receita requer apenas alguns ingredientes:

Morangos – gosto de usar morangos frescos. Pode ser que congelados também funcionem bem, mas ainda não testei.
Leite condensado – De lata ou caixinha, tanto faz.
Limão (3 colheres de sopa de suco de limão) – É importante porque ajuda a acentuar o sabor do morango e engrossar a mistura.
Chantilly – Você pode fazer o chantilly usando creme de leite fresco ou aquelas caixinhas para prepara de chantilly, tipo Chanty Mix ou Chanti-neve. Eu, particularmente, acho o creme de leite fresco mais saboroso.
Massa de biscoito – Eu tenho aqui no site um post explicando direitinho, com várias fotos e dicas, como fazer uma base para torta feita de biscoitos. Mas também vou dar uma explicadinha breve, aqui mesmo, como você pode fazer.

COMO FAZER A MASSA DE BISCOITO

Adicione 2 xícaras de biscoitos triturados em uma tigela. (Você pode usar um processador de alimentos, liquidificador ou colocar os biscoitos dentro de um saco zip e triturar com um rolo de massa);
Adicione 9 colheres de sopa (135g) de manteiga, derretida (meça as colheres e depois derreta);
Misture tudo até que fique parecido com areia molhada;
Despeje sobre uma forma de torta de aproximadamente 23cm de diâmetro, e espalhe pressionando pelas laterais e fundo da forma. Você pode utilizar as mãos, as costas de uma colher ou o fundo de um copo, para compactar e alisar a superfície.
Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de acrescentar o recheio.
*Para o passo a passo com fotos e dicas, veja este meu post “Massa de biscoito para torta”

*O recheio rende bastante, então você pode fazer uma torta funda, ou fazer mais rasa e refrigerar o que sobrar de recheio, para comê-lo como mousse

Ingredientes

Massa de biscoitos

  • 2 xicaras de chá de biscoito triturado (aproxim. 200g, dependendo do biscoito)
  • 9 colheres de sopa de manteiga, derretida (135g – meça e depois derreta)
  • Recheio
  • 350 gramas de morangos (lavados e sem as folhinhas)
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres de sopa de suco de limão
  • 240 ml de creme de leite fresco (ou mistura para creme tipo chantilly)
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (se utilizar a mistura para creme tipo chantilly o açúcar não é necessário)
  • Para Decoração (opcional)
  • ½ xícara de chá creme de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • Morangos à gosto

Modo de preparo

Torta gelada de morango
Torta gelada de morango
  1. Base de biscoitos
  2. Misture a farofa de biscoitos com a manteiga derretida, até parecer uma areia molhada. Ela se gruda um pouco conforme pressionada com a mão.
  3. Distribua uniformemente pelo fundo e laterais de uma forma de aproximadamente 23cm de diâmetro, pressionando firmemente com os dedos, colher e/ou fundo de um copo.
  4. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de colocar o recheio.
  5. Recheio
  6. Em um liquidificador, bata os morangos, leite condensado e suco de limão, até que a mistura fique bem uniforme. Reserve.
  7. Com uma batedeira bata o creme de leite fresco com o açúcar, até que picos firmes comecem a se formar.
  8. Com uma espátula misture delicadamente a mistura de morangos e o chantilly, até que forme uma mistura homogenia.
  9. Transfira esta mistura para a base de biscoito refrigerada e leve para o congelador por aproximadamente 6 horas antes de servir.
  10. Retire a torta do congelador aproximadamente 5 minutos antes de servir, para facilitar o corte.
  11. Decoração (opcional)
  12. Bata o creme de leite com o açúcar em uma batedeira, até picos médios/firmes começarem a se formar.
  13. Espalhe o chantilly sobre a torta, da maneira desejada e acrescente alguns morangos para decorar.

Notas

*A receita da base para torta, feita de biscoito triturado, encontra-se neste link, com fotos, dicas e passo a passo: Massa de Biscoito para torta.
*Se sua forma for muito rasa e sobrar recheio, você pode colocar em um pote e comer como mousse, deixando na geladeira, ou como sorvete se deixar no congelador.

Veja também:

Merengue de Morango

Este merengue de morango é feito com suspiros, chantilly e um creme maravilhoso! É a sobremesa perfeita para você fazer em um almoço de família ou jantar com amigos. Fica linda e é super fácil de fazer.

Esta receita de merengue de morango pode ser feita para tantas ocasiões!! Ela é perfeita como sobremesa de Natal, Ano Novo, Dia dos Namorados, Páscoa, almoço em família, jantar com amigos, enfim… Ela sempre impressiona!

Ingredientes

1 kilo de morangos
150 gramas de suspiros
Para o Creme Belga
500 ml de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 lata de leite condensado
3 gemas
1 colher de chá de extrato de baunilha
Para o Chantilly
500 ml de creme de leite fresco
⅔ xícara de chá de açúcar de confeiteiro (80g)

Instruções

Para os morangos
Fatie morangos suficientes para colocar em volta da taça/tigela (veja a foto 2 na seção “como montar merengue de morango”, para referência) e deixe alguns inteiros para usar na decoração. Reserve-os cobertos na geladeira. Pique o restante dos morangos e coloque-os em uma peneira, com uma tigela embaixo para conter o líquido que vai ser liberado, cubra e reserve na geladeira até a hora de montar.
Para o creme Belga
Em uma panela média, com o fogo desligado, acrescente o leite, o amido de milho, o leite condensado e misture bem após cada adição. Peneire as gemas e misture bem com os demais ingredientes da panela.

Modo de preparo

Ligue o fogo médio e cozinhe até ferver, mexendo sempre com um batedor de arames. Deixe ferver por aproximadamente 30 segundos, mexendo constantemente (você irá perceber que começará a ficar com consistência de mingau) e desligue o fogo. Adicione a baunilha e misture por mais alguns segundos. Transfira o creme para uma tigela e cubra com filme plástico, tocando toda a superfície do creme. Espere esfriar um pouco e leve à geladeira para esfriar completamente.


Para o chantilly

Na batedeira, misture o açúcar de confeiteiro e o creme de leite, começando na velocidade baixa e aumentando gradativamente até a velocidade alta. Bata até formar picos firmes. Para saber se está no ponto certo segure o batedor para cima. Se o pico mantém a forma e não cai, ele está firme. Não bata por muito tempo depois desse ponto, ou seu chantilly pode começar a virar manteiga.
Para montar o merengue
Dentro de uma taça, tigela ou refratário, faça uma camada usando metade do creme.
Coloque os morangos fatiados contra as paredes da taça e depois preencha o centro com metade dos morangos picados (escorra-os bem primeiro).
Reserve alguns suspiros inteiros para decoração. Quebre o restante em pedaços grandes e espalhe metade da quantia sobre os morangos.
Por cima dos suspiros faça uma camada com metade do chantilly.
Repita todas as camadas mais uma vez, finalizando com a camada de chantilly e decore como desejar.


Notas


Peneirar as gemas ajuda a prevenir o odor de ovo no creme.
Use creme de leite fresco bem gelado. Você também pode colocar a tigela e os batedores no congelador por cerca de 10 minutos. Quanto mais gelado, mais rápido o creme de leite emulsifica e por mais tempo ele permanece emulsificado.
Drene bem os morangos antes de colocar na receita, para que o líquido não amoleça muito o creme Belga.

Ingredientes e possíveis substituições

Morangos: Esta receita é famosa usando morango (daí vem o nome, né?!) mas, se os morangos estiverem fora de época ou muito caros, você pode fazer também com outras frutas, como: uva, pêssego, kiwi, abacaxi, mirtilo e muitas outras…

Creme Belga

A receita mais comum não leva creme, apenas os morangos, suspiros e chantilly. Por isso, se você quiser pular esta etapa para fazer mais rápido, pode pular, porém, acredite em mim, uma vez que você comer com este creme maravilhoso, você nunca mais vai querer comer sem!

Chantilly: Eu bati creme de leite fresco com açúcar de confeiteiro, mas você também pode usar ChantiMix, Chanti-Neve, ou qualquer outro creme para preparo de chantilly que venda na sua região. Só tenha em mente que com o creme de leite fresco fica mais gostoso.

Suspiros: Os suspiros são bem tradicionais, mas, se você tiver dificuldade para encontrar, pode substituir por bolacha champagne quebrada ou até mesmo um bolo Pullman cortado em pedacinhos.

Modo de preparo

Fatie morangos suficientes para colocar ao redor da taça/tigela. Reserve alguns morangos inteiros para decorar e pique o restante. Coloque os morangos picados em uma peneira e deixe-os escorrendo.
Cozinhe o creme belga e deixe esfriar (veja as instruções na seção abaixo).
Quebre os suspiros em pedaços médios/grandes.
Bata o creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro, até formar picos firmes.
Monte as camadas e decore. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Se você gostou sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.

Veja também nossa receita de Panqueca de chocolate com morangos

Deixe um comentário