Bolo gelado de coco

Quem foi criança teve festinha na escola – e com direito a bolo gelado de coco embrulhado no papel-alumínio! O famoso “toalha felpuda” ganha nome de adulto e técnicas de profissional. Mas no sabor de infância ninguém mexe!

Ingredientes

  • 5 ovos em temperatura ambiente
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • Uma colher (chá) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de leite integral

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira (ou refratário) retangular de 33 cm x 22 cm e polvilhe com farinha de trigo; chacoalhe bem para cobrir o fundo e laterais e bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha.
  2. Numa tigela misture a farinha com o fermento. Reserve.
  3. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela. Bata as claras até o ponto de neve. Diminua a velocidade da batedeira, junte as gemas uma a uma, batendo a cada adição para incorporar. Por último, junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater, para misturar bem.
  4. Desencaixe a tigela da batedeira, adicione ⅓ da farinha passando por uma peneira e misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, para preservar o ar na massa. Regue com a metade do leite e misture para incorporar, sempre com movimentos leves. Repita o procedimento, juntando mais ⅓ da farinha, depois a outra metade do leite, e termine com o restante da farinha – assim fica mais fácil de incorporar os ingredientes e evita que você mexa excessivamente a massa.
  5. Transfira a massa para a assadeira, nivele com uma espátula e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Para conferir se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, está pronto; caso contrário, deixe assar mais alguns minutos.

Para a calda finalização

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco caseiro, cerca de 200ml
  • 1 ¾ de xícara (chá) de leite
  • 1 ½ xícara (chá) de coco ralado seco

Modo de preparo

  1. Numa tigela misture bem o leite condensado com o leite e o leite de coco.
  2. Mantenha o bolo na assadeira e, com um garfo, faça furos por todo a superfície – assim a calda penetra melhor no bolo e ele fica bem úmido. Regue a calda sobre o bolo ainda morno e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir para o bolo absorver bem a calda e firmar (se preferir, deixe de um dia para o outro na geladeira).
  3. Para embalar as fatias: corte 12 retângulos de papel alumínio de 15 cm x 20 cm. Num prato fundo coloque o coco ralado. Retire o bolo da geladeira e corte, ainda na assadeira, em 12 pedaços.
  4. Com uma espátula de bolo, retire uma fatia de bolo de cada vez e passe pelo coco ralado, pressionando delicadamente para cobrir bem todos os lados e embale no papel alumínio. Mantenha os bolos na geladeira até a hora de servir. Para deixar o bolo gelado de coco ainda mais especial, sirva num prato com uma colherada de beijinho.

Veja também:

Iorgute Caseiro

IOGURTE CASEIRO
IOGURTE CASEIRO

Você só precisa de dois ingredientes pra fazer seu iogurte caseiro: leite e um potinho de iogurte natural, sem açúcar, fica deliciosa essa receita de iorgute caseiro. Quem vai fazer a mágica da fermentação é o calor! Por isso, muita atenção às temperaturas no processo da receita desse Iorgute Caseiro.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral tipo A
  • 1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g)

Modo de preparo

  1. Retire o iogurte da geladeira e deixe em temperatura ambiente – ele não pode estar gelado na hora de misturar com o leite. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta) por 15 minutos – após esse período, desligue o forno e deixe a porta fechada para manter o calor.
  2. Enquanto o forno aquece, coloque o leite numa panela média e leve ao fogo baixo. Mexa delicadamente com uma espátula por cerca de 15 minutos até começar a formar espuma na superfície. Atenção: não deixe ferver! Nesta etapa é importante mexer para impedir a formação de nata. Se você estiver usando um termômetro culinário, meça a temperatura: o leite deve atingir 90 ºC.

Mais


Transfira o leite para uma tigela de cerâmica, vidro, ou panela de ferro – quanto mais calor o recipiente retiver, melhor para manter a temperatura de crescimento dos lactobacilos.

Espere o leite amornar, mexendo de vez em quando. Para verificar a temperatura, coloque o dedo indicador dentro do leite – você deve conseguir mantê-lo por 10 segundos. Se estiver usando um termômetro culinário, a temperatura ideal neste momento é 45 ºC. Esse é ponto chave da receita: se o leite estiver muito quente, mata os micro-organismos responsáveis pela formação do iogurte caseiro; se estiver muito frio, não estimula o crescimento e atividade dos micro-organismos deste iogurte caseiro.

Dica

Numa tigela pequena coloque o iogurte e misture bem com uma concha do leite morno até dissolver. Acrescente a mistura ao restante do leite, misturando delicadamente.
Leve a mistura para fermentar: tampe a tigela com filme e embrulhe num pano grosso ou cobertor – a ideia é manter o leite aquecido. Coloque a tigela embrulhada dentro do forno aquecido (desligado) e deixe por no mínimo 8 horas até formar o iogurte (esse processo pode levar de 8 a 12 horas, dependendo da temperatura ambiente).

Potinhos individuais: se preferir, em vez de fermentar a mistura na tigela grande, você pode distribuir em 8 potes de vidro individuais com tampa – é mais fácil de acertar, esta deliciosa receita de Iorgute Caseiro.
Depois de pronto, leve a tigela ou os potes com o iogurte para firmar na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Consuma puro esta receita de Iorgute Caseiro, com mel ou frutas.

Armazenado num pote com tampa, o iogurte dura até uma semana na geladeira, Você pode usar essa receita com diversas outras sobremesas para companhar.

Se você gostou desta dicas de Bolo de Nuvem sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.

Veja também nossa receita de pudim romeu e julieta

Deixe um comentário