Receita de Feijão tropeiro

Receita de Feijão tropeiro, é um prato típico do Brasil feito principalmente com feijão, carne seca, toucinho e farinha de mandioca ou milho. Muito popular nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, o feijão tropeiro é um prato que representa a miscigenação da cultura gastronômica brasileira com referências da culinária portuguesa, indígena e africana dentro de um contexto nômade conhecido como Tropeirismo.

Ingredientes

  • Feijão cozido mais firme
  • Bacon
  • Calabresa ou linguiça paio
  • Cebola, alho, sal e pimenta
  • Farinha de mandioca ou milho
  • Couve
  • Cheiro verde

Modo de preparo

Receita de Feijão tropeiro
Receita de Feijão tropeiro
  1. Para preparar é só fritar o bacon até dourar bem (quase esturricado), em seguida juntar a calabresa e fritar, depois o alho e a cebola, refogar tudo muito bem e por o feijão, misturar pra aderir o sabor e por a farinha de mandioca (depois do feijão, fazer tudo em fogo baixo).
  2. Misture bem a farinha, acerte o sal, ponha uma pimentinha do reino e avalie se precisar regar um pouco com azeite pro tropeiro ficar suculento, desligue o fogo, ponha a couve, misture e finalize com cheiro verde e torresmo se você tiver, esta receita de Feijão tropeiro é maravilhosa.

Entre em nosso grupo do whatsapp e fique por dentro de todas as novidades.

Veja também essa receita de Receita de maminha na panela de pressão

Feijoada fácil

Porque Feijoada boa mesmo é aquela que além de gostosa é fácil de fazer!
Feijoada fácil é uma das comidas mais tradicionais do Brasil. Ela me lembra reunião de família, amigos, final de semana, boa conversa e muitas risadas! É o tipo de comida que você come com gosto e até cansar.
Diz a história que a feijoada foi criada pelos escravos vindo da África. Seus senhores usavam o porco para suas refeições e jogavam fora as partes que não lhes interessavam, como orelha, rabo, pé, etc… Os escravos, então, coletavam estas partes descartadas e juntavam ao feijão preto, criando assim a feijoada.

Ingredientes

700 gramas de feijão preto (deixado de molho por no mínimo 12 horas)
10 xícaras de chá de água
1 colher de sopa de azeite
500 gramas de carne seca (dessalgada – Leia texto acima sobre a dessalga)
250 gramas de Paio (cortado em rodelas)
500 gramas de costelinha
200 gramas de carne defumada (eu uso joelho ou pescoço defumado)
250 gramas de linguiça calabresa (cortado em rodelas)
200 gramas de bacon (cortado em pedacinhos)
1 cebola picada
5 dentes de alho
3 folhas de louro

Instruções

Comece deixando o feijão de molho por 12 horas. Desprese a água, lave o feijão novamente e escorra.
Dessalgue a carne seca (leia o tópico Dessalgando a carne, neste post).
Corte a carne seca em cubos e a costelinha entre os ossos. Corte o bacon em pedacinhos, e as linguiças em fatias. Pique a cebola e o alho.
Em uma panela grande, refogue a carne seca e a costelinha no azeite. Quando eles estiverem dourados, transfira para uma panela de pressão e acrescente o feijão escorrido, a água fresca e a carne defumada (no meu caso uso sempre pescoço ou joelho defumados).
Deixe cozinhar por 30 minutos após pegar pressão. Depois disso, desligue o fogo e aguarde a pressão sair naturalmente.
Enquanto o feijão cozinha, coloque o bacon na mesma panela em que refogou as carnes, e frite o bacon na própria gordura que ele irá soltar. Quando ele estiver ficando mais crocante, acrescente a cebola e o alho e frite até a cebola ficar translúcida. Depois acrescente as linguiças e dê uma leve dourada. Desligue o fogo e aguarde o feijão e as carnes terminarem seu cozimento.
Depois que as carnes e o feijão estiverem prontos, transfira tudo para a mesma panela, junto com a linguiça, bacon, cebola e alho. Prove o caldo e acerte o sal se necessário. Acrescente o louro e deixe cozinhar em fogo médio até o caldo engrossar (aproximadamente 30-40 minutos).
Sua feijoada está pronta! Sirva com um delicioso arroz branco, couve refogada, vinagrete, farofa e laranjas.
Boa apetite!

Notas

Se quiser engrossar o caldo ainda mais, você pode separar um pouco dos grãos de feijão e amassar com um garfo, para criar uma pastinha. Depois agregue de volta esta pastinha ao caldo da feijoada.
É bem importante deixar o feijão de molho. Primeiro porque ajuda a amaciar os grãos. Segundo, e ainda mais importante, porque o feijão possui uma proteína chamada lectina, que quando ingerida pode causar alguns problemas, como: inchaço, dor de estômago e gases. Ao deixar de molho, troque sua água pelo menos uma ou duas vezes, e não utilize esta água no cozimento. Lave bem o feijão para eliminar qualquer resíduo, depois escorra.

Se você gostou sugerimos que entre em nosso grupo do Whatsapp e receba dicas incríveis todos os dias.

Veja também nossa receita de Receita Romântica

Veja também

Deixe um comentário